quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

- Ternura Na Receiita '


Mais um Natal se aproxima.A festa da natividade do Menino Jesus reúne as famílias ao redor da mesa.Nesses encontros,muitas vezes as diferenças aparecem e o sonho da celebração do amor se converte em pesadelo.
A família é o espaçõ priveligiado da convivência.Seus membros são diferentes.Cada um carrega dons,traumas,esperanças.Cada um luta,a seu modo,para buscar a perfeição.Entretanto,imperfeitos são todos.
Algumas crianças choram por brinquedos mais caros.Alguns pais fazem dívidas para satisfazer os mimos dos filhos.Fazem mal.Vale mais a sinceridade:"filho,eu não tenho dinheiro para comprar esse presente>Você merece,mas fica para outra ocasião."Lembro-me de uma história em que a filha queria uma vitrola.O pai sentou-a no colo e disse,"como não tinha dinheiro para comprar a vitrola,comprei o filhinho dela.", e entregou um rádio pequeno a filha. A menina,hoje mulher crescida,nunca se esqueceu.Talvez,se tivesse recebido a vitrola,já não mais lembrasse dela.
Na plenitude dos tempos,segundo as escrituras,nasceu o Menino Jesus.A manjedoura de Belém foi seu primeiro berço. As canções de vida foram entoadas por Maria,a mulher escolhida por Deus,e José,o carpinteiro devotado ao respeito humano.Em sua infância,o Menino brincou,ouviu histórias,aprendeu,ensinou,surpreendeu. Foi criança,enfim.Em Sua adolescência,viveu,próximo aos pais,à essência da família>Fortaleceu para o exercício de Sua missão.E partiu,permanecendo.Como devem fazer os filho.Cada um nasce para um voo diferente,mas o ninho da ternura é lugar de aconchego.
A festa de aniversário é do Menino Jesus.Sua simplicidade deve inspirar o encontro.Exageros não combinam com a manjedoura.Na receita da ceia,não pode faltar ternura;o resto é menos importante.Presentes podem ser distribuídos.Abraços.Conversas. O ideal é que alguma ação solidária seja feita pelos pais e filhos.Um presente para o filho e outro para um menino sem lar.Uma história contada em casa e outra para os velhinhos de um asilo,esquecidos pelos seus. Pequenas ações que cumprem o sonho do Menino aniversariante "...porque tive fome e me destes de comer;tive sede e me destes de beber;era peregrino e me acolheste;nu e me vestistes;enfermo e me visitastes;estava na prisão e viestes a mim"(Mt 25,35-36)
Que o Natal seja um tributo à solidariedade.Os pais dão o exemplo e os filhos aprendem.Que a alegria ao Menino seja concedida por uma família que vive e celebra o amor.
Fazei a experiência,diz o Senhor dos exércitos,e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário.A palavra está em Malaquias.
E está em nós.Façamos a experiência da solidariedade,do respeito,da ternura.E a nossa noite será o prenùncio de um novo ano abençoado.

Feliz Natal



Gabriel Chalita



3 comentários:

  1. FELIZ NATAL!!!
    E um Ano Novo repleto de realizações!!!
    Deus abençoe!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. ' Obrigadaa queriida !
    - Um Feliz e Saanto Natall pra vooc tbmm '
    Quee 2010, seja replleto de muiita paz, amor, felicidade ; bastante suceesso '
    amém ; que Ele abençõe a nós tdas !
    bejooo '
    :D

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal, e um 2010 cheios de amor, muita paz e luz!
    Deus a abençoe!

    Bjus

    ResponderExcluir